Diário

 


Dione Veiga Vieira. Diário, 2020; Vídeo, 1:21. Sinopse: O vídeo Diário (2020) reúne imagens de objetos cotidianos referentes ao corpo e diferentes efeitos sonoros para construir uma narrativa poética sobre a passagem do tempo. Link para o vídeo completo: https://youtu.be/Dx_4GWlVYyM


@dioneveigavieira VÍDEO PARTICIPANTE DA "MOSTRA 555" ▲ 13/11/2020 à 11/12/2020

Dione Veiga Vieira (1954, Porto Alegre, RS) é artista visual que trabalha com diferentes meios como Fotografia, Video, Instalação, Objeto, Escultura, Desenho, Pintura, Livro de artista e Texto. Sua produção baseada em processos perpassa por múltiplos métodos e experimentações desde o uso de materiais naturais e industriais -- nas instalações e objetos -- à investigações Fotográficas que se desenvolvem em poéticas "do corpo e da natureza".

Iniciou a trajetória nos anos '80 com investigações pictóricas, o que a levou a participações em salões nacionais, um prêmio em Pintura, vários destaques em Desenho, e uma residência de três anos na Alemanha onde realizou exposição individual de pinturas-objetos em 1991. Nos anos '90 amplia suas pesquisas -- com o uso de materiais não-tradicionais -- investigando os limites entre Pintura e Escultura, criando objetos instalativos, ao mesmo tempo em que explora a Fotografia, Vídeo e a Fotoperformance. Nos anos 2000, surgem as instalações em diferentes espaços  -- juntamente com a contínua investigação da imagem, valendo-se em alguns trabalhos do caráter narrativo e poético. 

Entre algumas importantes exposições: Exposição Panorâmica - TERREAL - relativa aos 20 anos de atuação (2000 até 2021) no MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, em 2021; Exposição Individual - DO MAR PURPÚREO - como artista convidada pelo GOETHE-INSTITUT Brasil - Porto Alegre, em 2012; CONDENSACIONES Y VOLATILIDADES, Casa Tres Patios”, Medellin, Colômbia, em 2010; LEINWAND UND PIGMENT, Galerie SMEND, Köln, Alemanha, em 1991. 

Graduada em Letras e especializada em Artes Visuais pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

No período entre 1989/1992 residiu na Alemanha onde manteve ateliê no StadtKunst E.V. Köln (Kunst Verein in Köln Ehrenfeld), espaço cultural mantido pela Prefeitura da Cidade de Colônia durante a década de 1990. Com participações em exposições na Alemanha, Colômbia, Reino Unido, e inúmeras outras no Brasil. É uma das artistas destaque do período 2004-2014 do Acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo  - UFRGS, em publicação de catálogo da Instituição em 2015. Possui obras em acervos públicos tais como: MAC-USP - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, SP; MAC-RS - Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul;  MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli; FVCB - Fundação Vera Chaves Barcellos, Viamão, RS, Brasil.

​​Fotógrafa pela agência Getty Images-NY:

Dione Veiga Vieira - Official Photographer Getty Images - New York - NY

Fonte: Dione Veiga Vieira